segunda-feira, 15 de abril de 2013

Filme: Melancolia (2011)

Por Leonardo

Depois de assistir Melancolia duas vezes, posso enfim falar sobre ele. Dirigido por Lars Von Trier (diretor de Anticristo), o filme começa com um prelúdio lindo em câmera lenta (quase parando) que mostra cenas desconexas para quem o está assistindo pela primeira vez.



Melancolia conta a história de duas irmãs, Justine (Kirsten Dunst), a irmã depressiva que está se casando com Michael (Alexander Skarsgård), e Claire (Charlotte Gainsbourg), a irmã mais velha, que cedeu sua grandiosa casa para a festa de casamento.

O filme se divide em duas partes. Na primeira, focada em Justine, presenciamos sua festa de casamento e vemos toda a sua depressão ir e vir, sem nenhum motivo aparente. Na segunda parte, o foco é em Claire, e vemos o seu medo quanto ao planeta Melancolia, que está se aproximando da Terra e todos preveem o fim do mundo. Enquanto isso, a depressão de Justine está cada vez mais profunda. Não conseguindo nem tomar banho sozinha, ela passa a morar com a irmã, seu marido, John (Kiefer Sutherland) e seu filho, Leo (Cameron Spurr).

Conforme o Melancolia (um planeta que se escondia atrás do sol) se aproxima da Terra, Claire se vê totalmente em pânico, desesperada, enquanto Justine se mostra calma; o fim do mundo parece ser a única saída para o seu estado de não-existência.



Repleto de metáforas e simbolismos, algumas cenas acabam não sendo totalmente explicadas e exigem a interpretação do espectador. Em uma delas, o cavalo preferido de Justine não consegue atravessar uma determinada ponte, e, mais tarde, o carrinho de golfe de Claire morre ao também tentar atravessá-la. Outro ponto que me chamou bastante a atenção, foi John afirmar várias vezes que o campo de golfe da sua casa tem 18 buracos, porém, logo no início do filme, podemos ver claramente o buraco de número 19.

A fotografia do filme é perfeita, e o prelúdio, ao som de Tristão e Isolda, de Richard Wagner, o torna poético. E nem preciso comentar sobre a atuação de Kirsten Dunst ❤, que ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, em 2011.



Embora seja um pouco lento, e por isso algumas pessoas tendem a não gostar, Melancolia é um filme maravilhoso, bonito visualmente e que mexe com o nosso psicológico. Além disso, é um filme para reflexão, e acho que cada um vai tirar para si uma mensagem diferente dele.

Visite: http://melancholiathemovie.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? :3